domingo, 29 de abril de 2012

A Evolução cartográfica, verificadas em Mapas no Brasil

A atividade cartográfica passa por constantes revoluções, isso ocorre em razão do desenvolvimento tecnológico que proporciona mais exatidão aos mapas. A evolução cartográfica é consequência da elaboração de novas técnicas, que possibilita maior eficiência no mapeamento e interpretação espacial.
Embora a história da cartografia no Brasil tenha origem antes mesmo da descoberta de suas terras, no início do século XVI, e um grande desenvolvimento até o século XIX, as instituições de cartografia passaram por mudanças significativas, que se refletem nos produtos cartográficos, ao longo do século XX. Archela (2007) organizou um quadro denominado cronologia da cartografia no Brasil no qual pontua fatos relacionados a esse desenvolvimento.
Para sistematizar este longo período, Archela (2000) organizou uma periodização de acordo com um conjunto de características específicas da cartografia e a geografia, como também aspectos políticos e econômicos que influenciaram diretamente no desenvolvimento da cartografia brasileira.
O primeiro período vai do início do século XX até 1933, com grandes problemas de mapeamento e consequente mudança nas principais instituições ligadas à cartografia no país. No segundo período, de 1934 até 1945 a criação do IBGE reflete o esforço governamental para o mapeamento de todo o território brasileiro. O terceiro período vai de 1946 a 1969 e marca o início do desenvolvimento tecnológico, envolvendo principalmente, a aerofotogrametria e o sensoriamento remoto, com a realização de cursos de aperfeiçoamento no país e no exterior. O quarto período, de 1970 a 1989, é marcado pelo desenvolvimento da engenharia cartográfica e atuação dos grandes projetos nacionais como o Projeto RADAM. Finalmente, após 1990 ocorre a introdução e um grande desenvolvimento das novas tecnologias do sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informação geográfica que vem dinamizar e popularizar a cartografia no Brasil.
Um grande exemplo dessa transformação cartográfica que ocorreu no Brasil é a evolução no mapa do Brasil, como se pode notar na link abaixo:

Os documentos escolhidos para a atividade são mapas da cidade do Rio de Janeiro, uma dos dias atuais datada de e outro datado de 1976 d.c..




Denominação

Mapa da cidade do Rio de Janeiro.

Definição

Documento que reproduz a existência de uma cidade, situada em um determinado lugar.

Caracteres Externos

Classe: Desenho manuscrito.

            Suporte: Papel comum manuscrito; 47 x 63.4 centímetros.
            Formato: Documento simples.
            Forma: Original.

Produtor

Data de Criação

1796 d.C..

Destinatário

Legislação aplicada mais relevante

Não encontrada.

Trâmite para expedição e vigência

Não cabe. Documento Particular.

Vigência administrativa do documento

1700 d.C. - 1799 d.C., segundo costumes cartográficos do período do documento.

Conteúdo

Este mapa manuscrito mostra a cidade do Rio de Janeiro espalhada ao longo do litoral da Baía de Guanabara.

Ordenação da série

Mapas históricos do Brasil.

Séries relacionadas

Mapas do Estado do Rio de Janeiro
Mapas Antigos
Mapas Manuscritos
Mapas de Cidades

Comentário arquivístico

Este mapa manuscrito mostra a cidade do Rio de Janeiro espalhada ao longo do litoral da Baía de Guanabara. O mapa, que é o trabalho de José Correia Rangel de Bulhões, enfatiza as defesas da cidade e do porto. O Rio de Janeiro desbancou Salvador como o mais importante porto do Brasil, depois que ouro e diamantes foram descobertos nas proximidades do estado de Minas Gerais, em 1720. A cidade tornou-se a capital colonial em 1763. O Mapa encontra-se sob a guarda da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ).



Denominação

Mapa da cidade do Rio de Janeiro.

Definição

Foto que reproduz a existência de uma cidade, situada em um determinado lugar.

Caracteres Externos

Classe: Foto retirada por satélite.

            Suporte: Digital.
            Formato: Imagem.
            Forma: Original.

Produtor

Google Inc. (1998).

Data de Criação

2006 d.C..

Destinatário

Legislação aplicada mais relevante

Não encontrada.

Trâmite para expedição e vigência

Não cabe. Documento Particular.

Vigência administrativa do documento

Não cabe. Documento Particular.

Conteúdo

Foto retirada por satélite em órbita ao globo terrestre.

Ordenação da série

Não cabe.

Séries relacionadas

Não cabe.

Comentário arquivístico

                Esta foto data de 2006, e tem seus direito autorais registrados em nome da Google Inc. (1998). Ainda não existe uma classificação para documentos digitais, mas a depender da guarda e da função administrativa que esta imagem possa vir a ter, ela pode ser classificada em um acervo arquivístico.

BIBLIOGRAFIA


Archela, Rosely Sampaio. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CARTOGRAFIA NO BRASIL: Instituições, formação profissional e técnicas cartográficas. Revista Brasileira de Cartografia 59/03, Dezembro 2007. (ISSN 1808-0936). Disponível em:                                                                                 <http://www.rbc.ufrj.br/_pdf_59_2007/59_03_2.pdf>. Acesso em: 29 abr.2012. Rio de Janeiro, n.59/03, p. 213-223, 2007.


DIAZ, Juan Carlos Galande e RUÍPÉREZ, Mariano Garcia. Los pasaportes, pases y otros documentos de control e identidad personal en espãna durante la primera mitad del siglo XIX. Estudio archivistico y diplomatico. Revista HIDALGUIA. 2004. Iplomatico. Revista HIDALGUIA. 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário